domingo, abril 26, 2009


Dia 24 foi comemorando em Belém os 97 anos do cinema Olimpia, o mais antigo em atividade no Brasil. Sempre nesta data a Fundação Cultural de Belem - Funbel homenageia pessoas ligada as artes no Estado do Pará. Neste ano os homenageados foram os criticos de cinema mais antigos e, ainda, em atividade no Estado. Foram homenageados os criticos: Arnaldo Prado Junior (vice-presidente da Associação de Criticos de Cinema do Para); Luzia Alvares (critica de cinema do jornal O Liberal); Pedro Veriano (critico de cinema desde os anos 50) e Acir Castro (Critico de cinema desde os anos 50). No local foi entrege uma placa comemorativa do aniversario do cinema pelo Presidente da Funbel Sr. Raimundo Pinheiro e por Marco Antonio Moreira (Presidente da Associação de Criticos de Cinema do Para e programador do cinema Olimpia). Foi exibido o documentario Cinema Olimpia e o Curta-metragem Uma Palavra do cineasta Joaquim Araujo. Na foto, Luzia Alvares, Pedro Veriano, Raimundo Pinheiro e Arnaldo Prado Júnior.
Tenho uma dívida especial com duas pessoas dessa foto. A Luzia Alvares foi a primeira pessoa a me dar uma oportunidade, me franqueando um espaço em sua coluna no jornal O Liberal. Em decorrência desse espaço, acabei ganhando uma coluna própria nO Liberal, o mais importante jornal da Amazônia à época. E o Arnaldo foi o orientandor do meu TCC de graduação. Nesse TCC falei (pela primeira vez no Brasil) que Watchmen era baseado na teoria do caos.
Meus agradecimentos aos dois.

Sem comentários: